#1 É preciso saber RE- COMEÇAR
O dia que decidi começar
Após um longo período que precisei me ausentar do trabalho, para cuidar da minha saúde, tomei a atitude de pedir demissão.
Mesmo diante de um ambiente de trabalho relativamente conhecido e arrisco a dizer, de certa forma, seguro, não me enxergava mais ali.
Tive total apoio dos meus familiares e amigos. Naquele momento, não pensei se pedindo demissão, estava de alguma forma, prejudicando meu chefe e os colegas de trabalho.
Só pensei que precisava repensar a minha vida e escolhas.
Tinha planejado várias atividades para colocar em prática e já imaginava o sucesso e minha realização pessoal em pouquíssimo tempo.
Porém, o tempo foi passando e aquela confiança foi sendo consumida pela insegurança, pelas tentativas que não foram concretizadas, pela perda de material e sem retorno financeiro imediato.
Toda aquela motivação se tornou uma grande frustração.
Mas eu sou capaz. Sou inteligente. Eu tenho estudo. Como que não estou prosperando?
Percebi que estava mentalmente, emocionalmente e fisicamente exausta. Tinha acabado de passar por um tratamento muito intenso de saúde, tomado a decisão de sair do trabalho e havia colocado todas as minhas esperanças de sucesso, em um único produto.
Naquele momento, além de chorar muito, entendi que precisava parar e planejar as minhas próximas ações. Mesmo cercada de pessoas queridas, senti que minha cabeça estava longe, lembro de conversar com minha mãe e pedir ajuda: preciso fazer algo, algum curso para ocupar a mente.
Fui fazer cursos, de nichos variados, mas a mente sempre estava ocupada em enxergar uma atividade que pudesse se transformar em negócio.
Meu corpo pedia para parar, mas a mente queria continuar, como se fosse preencher de alguma forma, o tempo passado, quando precisei me ausentar de tudo.
Relutei, mas me vi, novamente, parando todos os possíveis planos para cuidar da minha saúde. Quando retornei, minha confiança estava no fundo do poço. Minhas ideias, planos e sonhos, não existiam mais.
E foi aí, que precisei RE-COMEÇAR
Me permiti parar e agradecer.
Agradecer minha vida, a oportunidade de ter pessoas muito queridas ao meu lado e tantas outras coisas boas.
Precisei me despir de qualquer vaidade e comparação para poder caminhar. Retomei os estudos, de forma mais moderada e aos poucos, voltei a sonhar.
Busquei informação, me permiti aprender, fui testar coisas novas. Fiz curso de corte e costura, curso de arranjos florais, curso de paisagismo, fiz trabalho voluntário em hortas e lojas de plantas.
Me desapeguei de conceitos que já não faziam mais sentido para minha vida.
Claro que não foi tudo lindo e maravilhoso, pelo contrário, precisei recomeçar diversas vezes.
Retomei a leitura. Comecei a assistir filmes. Voltei a sair e conhecer novos restaurantes. Trouxe a música como um porto seguro para o meu dia.
Aos poucos, fui construindo novas experiências e hábitos. Comecei a fazer atividades físicas e percebi o quanto o exercício me ajuda no dia a dia. Também olhei com mais atenção para minha alimentação. Esses são dois temas para outra newsletter. Mas acho válido trazer para o tema.
Tive a oportunidade de trabalhar em áreas diferentes da minha formação inicial. E isso foi me moldando, fui ganhando fôlego e bem devagar, quase parando, a confiança foi voltando.
Lá no fundo, me questionava: eu mereço mais! Eu quero mais!
Por não ter objetivos definidos e junto com a falta de planejamento, meus novos projetos naufragavam em questões de meses.
E lá estava eu, pesquisando mais um curso, para quem sabe, colocar algum projeto em pé.
Tudo tem seu tempo
Ao passar do tempo, fui amadurecendo, refinando objetivos e nicho de atuação.
Entrei para o mundo dos cheiros, pela curiosidade e por querer entender melhor sobre óleos essenciais.
Quando criança, tinha uma percepção maior aos cheiros do ambiente e de cada pessoa. E em um certo momento da minha vida, retomei essa curiosidade de criança e comecei a estudar.
Atualmente, faço curso de Avaliação Olfativa, trabalho com produtos aromáticos e tenho um serviço de marketing olfativo para lojistas.
Claro que desejei percorrer um caminho menor ou que todos os meus planos dessem certo da noite para o dia. Mas o tempo também ensina, que o lapidar é importante. E isso é um processo individual.
Por isso, faço um convide a reflexão: onde você está e onde quer chegar. O que você precisa começar e o que precisa recomeçar na sua vida?
Hoje, inicio o projeto de newsletter – Cheiro de história, após muitos começos e recomeços, com o desejo de compartilhar momentos, ideias, dicas e sugestões, das quais conheço e já passei.
Espero que aqui, você encontre um conforto, alguém para dividir momentos, que nem sempre são fáceis, e para somar, nos momentos de conquistas.
Sei que ainda hoje, terei que recomeçar: seja por algo planejado ou por motivos que fogem do meu controle.
Mas faço o convite, para fazermos essa caminhada juntos.
E que nunca tenha medo de re-começar.
Até breve,
Camila
Gostou dessa newsletter?
Cadastre-se para receber os próximos textos
do Cheiro de História ;)